Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Versículos do Dia

domingo, 12 de dezembro de 2010

O que o FeedBurner pode fazer pelo seu blog

O FeedBurner é um site que fornece diversas ferramentas para ajudar a otimizar e divulgar o RSS do seu site ou blog.

O objetivo desse mini-tutorial é ajudá-lo a desvendar alguns recursos do FeedBurner e através dele conseguir mais leitores fiéis para o seu blog.

Como usar?
Basta copiar o link do RSS do seu blog, colar no campo que aparece em brando na página inicial do FeedBurner, clicar em Next e seguir as instruções.

Uma vez cadastrado você poderá acompanhar diariamente quantas pessoas leram seu feed clicando no link MyFeeds do FeedBurner. Clicando no título do seu feed será exibido um gráfico com a quantidade de leitores nos últimos 30 dias.

Otimização
Clicando na aba Optimize você verá uma série de recursos do FeedBurner que ajudarão seu blog a ser melhor exibido/lido nos mais diferentes leitores de feed online e offline disponíveis.

Browser Friendly - Ativando essa opção você melhora a visualização do seu feed quando acessado via browser (Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari, etc.) e facilita a inscrição dos seus visitantes oferecendo links para os leitores de RSS mais populares.

SmartFeed - Ativar esse serviço fará com que o FeedBurner converta seu RSS automaticamente para Atom ou vice-versa, conforme o leitor de feed que seu visitante utilizar, garantindo dessa forma o máximo de compatibilidade.

FeedFlare - Adicione links ao final de cada post no seu feed para que seus usuários possam enviar seu post por e-mail, adicioná-lo ao del.icio.us, etc.

Geotag Your Feed - Essa opção adiciona a latitude e longitude do local que você blog ao seu feed, alguns sites estrangeiros usam essa informação para classificar os blogs por países, continentes, etc. Adicionar essa informação pode facilitar sua listagem nestes sites.

Divulgação
BuzzBost - Essa opção cria um script que exibe os últimos posts do seu feed em formato HTML, você pode colar esse script em outros blogs ou site de sua autoria para divulgar o seu feed, ou criar uma versão "mobile" (para celulares) do seu blog,



Headline Animator - Essa ferramenta cria uma imagem animada (gif) que mostra os últimos títulos dos seus posts, você pode usá-la como assinatura de e-mail ou em fóruns, ou ainda colar em outros sites e blogs para divulgar o seu feed. Exemplo:

Conexao Adoremos

FeedCount - Esse serviço cria uma imagem que mostra quantos leitores seu feed possui atualmente, eu utilizo esse serviço aqui do lado direito, além da customização de cores você ainda pode modificar o texto que aparece, o padráo é "readers", adicionando "&label=leitores" no final da imagem você muda a mensagem para "leitores", você pode substituir por qualquer palavra de 8 letras. Veja um exemplo:

Para mudar o texto de readers para leitores altere o código de:


<a href="http://feeds.feedburner.com/conexaoadoremos%22%3E%3Cimg alt="" height="26" src="http://feeds.feedburner.com/~fc/conexaoadoremos?bg=999900&amp;fg=000000&amp;anim=1&amp;label=listeners" style="border-bottom: 0px; border-left: 0px; border-right: 0px; border-top: 0px;" width="88" /></a>
OBS: Em destaque em vermelho.

Para:

<a href="http://feeds.feedburner.com/conexaoadoremos%22%3E%3Cimg alt="" height="26" src="http://feeds.feedburner.com/~fc/conexaoadoremos?bg=999900&amp;fg=000000&amp;anim=1&amp;label=Leitores" style="border-bottom: 0px; border-left: 0px; border-right: 0px; border-top: 0px;" width="88" /></a>

SpringWidgets Skin - Essa opção permite inserir seu logo nos widgets da SpringWidget, através dela as pessoas podem ler RSS em diversos sites ou em seu próprio desktop, basta criar uma imagem JPG de 480x75 com seu logo ocupando no máximo 150 pixels no centro da imagem. Outra ferramenta que permite customizar e divulgar um widget do seu blog é o Widgetbox, ela também fornece opções para seu visitante customizar a forma como o widget será exibido e diversos botões prontos para você divulgar seu widget.

PingShot - Essa ferramenta permite automaticamente avisar (ping) diversos serviços que monitoram blogs, muitos deles (como o Technorati por exempllo) utilizarão essa notificação atualizar a indexação do seu blog, mostrando seus posts em resultados de pesquisas entre outras funcionalidades. Ele já vem configurado com 5 serviços e permite que você adicione mais 5, um dos serviços que pode ser adicionado é o brasileiro BlogBlogs.

Email Subscriptions - Esse serviço permite criar um formulário para que seus visitantes se inscrevam para receber um e-mail por dia com os novos posts do seu blog. O formulário padrão aparece nesse formato:

Entre com seu e-mail:


Delivered by FeedBurner

Os usuários receberão um e-mail de confirmação, somente após clicar no link enviado nesse e-mail é que eles estarão inscritos para receber suas atualizações. Para facilitar a vida dos seus visitantes sugiro personalizar o e-mail de confirmação, para fazer isso clique em Communication Preferences e altere as mensagens. Eu deixei como subject "Ative seu e-mail para Assinatura do Conexao Adoremos" e no corpo do e-mail:

"Olá,


Você solicitou a assinatura por e-mail do InterNey.Net. Para ativá-la clique no link abaixo:


${confirmlink}


Se o link acima não estiver 'clicável' copie-o e cole no seu navegador (browser)"

Você também pode personalizar o visual do seu e-mail na opção "Email Branding" e escolher o horário de envio da sua newsletters através da opção "Delivery Options".

Awareness API - Ativando essa opção você permite que aplicações de terceiros leiam os dados estatísticos do seu feed através da AwAPI, um bom exemplo disso são aqueles blogs que exibem uma mensagem personalizada sobre a quantidade de leitores inscritos em seus feeds.
Creative Commons - Permite adicionar uma imagem e link da licença Creative Commons que você está utilizando no seu blog. Caso você ainda não saiba o que é CC ou a diferença entre as licenças disponíveis sugiro que consulte o site brasileiro da Creative Commons.

Monetização

A partir de uma determinada quantidade de assinantes (que eu não sei exatamente qual é) você pode participar da FeedBurner Ad Network (FAN), eles exibem anúncios no seu feed e dividem os lucros com você, os anúncios são localizados, isto é, são exibidos de acordo com a localização do seu leitor, como a maioria dos anunciantes são estrangeiros não faz muito sentido participar dessa rede caso seu blog seja escrito apenas em língua portuguesa.

Gostou deste artigo? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email.
Leia mais: http://conexaoadoremos.blogspot.com/2010/12/uma-ferramenta-que-faz-diferenca.html

0 comentários:

Postar um comentário

Olá amados muito obrigado pela a iniciativa de deixar aqui o seu comentário.

Deus o abençoe.

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot